top of page

A bancada de porcelanato é uma opção com bom custo benefício para banheiros e cozinhas.

A variedade de acabamentos é enorme, desde cores lisas até acabamentos e texturas que se assemelham a mármores e pedras, por exemplo. E as cubas podem ser esculpidas no mesmo material, deixando o visual sofisticado.

O porcelanato tem ganhado muita notoriedade, graças à sua beleza e durabilidade. Mas quais as diferenças entre os porcelanatos técnicos e esmaltados? Você já ouviu falar sobre esses dois tipos de porcelanatos?


 

Qual a diferença de porcelanato esmaltado x porcelanato técnico/massa única?



O porcelanato esmaltado, além da massa de matérias-primas nobres, passa por uma etapa no processo produtivo chamada esmaltação, onde recebe a aplicação de uma camada de esmalte sobre a peça. Esta aplicação possibilita a diversidade de efeitos decorativos na superfície do porcelanato, como os tão desejados revestimentos com efeito de madeira, por exemplo.


O porcelanato esmaltado contém praticamente as mesmas características técnicas que o técnico, com absorção de água de ≤0,5%. Os porcelanatos esmaltados possuem as versões retificada e não-retificada, a disponibilidade varia de acordo com o produto escolhido.


Ser retificado quer dizer que possui o acabamento das bordas totalmente reto, tendo como objetivo diminuir a aparência do rejunte entre as placas. Eles oferecem maior resistência a abrasão química e física, graças a sua composição com materiais mais nobres. Além de uma maior resistência a manchas. Todos os porcelanatos técnicos são retificados.


O porcelanato técnico é um produto composto por uma massa cerâmica de matérias-primas nobres prensada e queimada a elevadíssimas temperaturas, que possui a mesma coloração na base e na superfície do revestimento. Para bancadas, esta característica representa um grande diferencial pois, apesar de ser um material de grande resistência a impactos, ainda pode sofrer avarias; apresentando então uma massa na mesma cor de seu acabamento de superfície, esta avaria se torna bem mais imperceptível ao olho nu.


Algumas pedras naturais como granito e mármore são mais baratas, mas não possuem a qualidade e a uniformidade de cor, brilho e acabamento que o porcelanato proporciona - além de serem materiais porosos. Os materiais como silestone e o marmoglass têm características muito semelhantes, mas são muito mais caros.


Por esses motivos, o porcelanato tem o melhor custo-benefício dentre todos os materiais.

 

Bancadas em porcelanato... uma opção segura?


A confecção de bancadas em porcelanato é uma opção em alta no mercado do design e da arquitetura atual em virtude da grande diversidade de acabamentos disponíveis.

Mas a grande dúvida recai sobre as bancadas de cozinha e área gourmet: “O porcelanato suporta as altas temperaturas impostas pelas panelas e as batidas que a utilização diária da bancada sofrerá?” Sim!

A tecnologia imposta no processo de fabricação dos porcelanatos, em especial técnicos, faz com que eles tenham uma resistência superior a batidas (como de panelas, por exemplo) e ao calor.


 

Dúvidas frequentes:

1. Bancada de porcelanato risca?

Todos os materiais exigem algum tipo de cuidado, com o porcelanato não seria diferente. O porcelanato é um produto ótimo para a bancada da sua cozinha ou banheiro, porém, é suscetível ao risco. Por isso, ao adquirir o seu modelo, tenha cuidado na hora de cortar os legumes ou carnes – use uma tábua de madeira para isso!

2. Bancada de porcelanato é resistente?

Sim! Além de ser bem resistente, é um produto duradouro! A alta resistência é uma das maiores vantagens de uma bancada de porcelanato, ainda mais quando usado na cozinha. Também pode receber panelas quentes, ser usado próximo à churrasqueiras, fornos e outras fontes de calor sem danificar.

3. Bancada de porcelanato é mais barato?

A bancada de porcelanato não é a opção mais barata, pois seu processo de fabricação e instalação são um pouco mais complexas. Porém, as características técnicas e as opções de acabamentos disponíveis no mercado são pontos favoráveis a escolha do porcelanato para bancadas.

4. Qual o melhor tipo de porcelanato para cozinha?

O porcelanato técnico é o mais indicado para cozinhas, pois, durante a sua fabricação, ele é submetido a altas temperaturas. Portanto, é o material mais recomendado para aguentar panelas quentes e outras fontes de calor, além de ser altamente resistente à mancha e possui baixa absorção da água.

 

Confira algumas opções de bancadas em porcelanatos:



1.791 visualizações0 comentário


Os seixos rolados são processados de forma sustentável, em uma linha automatizada composta por esteiras e peneiras, que separam a água, os rejeitos, e o mineral de acordo com o seu tamanho e formato. Durante a seleção dos seixos, aproveita-se 100% do composto extraído e reaproveita-se 100% da água utilizada em todos os processos., preservando o meio ambiente e atuando de forma ecologicamente correta.


 

Importância ecológica


O pavimento permeável é um grande aliado no combate à erosão e na redução de áreas alagadas. Sua composição permite o escoamento das águas pluviais, reduzindo os efeitos produzidos por chuvas intensas e impedindo a inundação em determinadas áreas.


A tecnologia do piso autolimpante permite a infiltração de 97% da água, impedindo o acúmulo e possibilitando a sua reutilização através de um sistema integrado de captação.


 

Tamanhos


Os seixos rolados para pisos drenantes possuem aparência ovalada com grande resistência e coloração natural . Na construção civil e na arquitetura, são utilizados para atender às leis de permeabilidade das cidades, através de pisos drenantes sustentáveis em diferentes granulometrias, com uma variedade de desenhos e cores:


Piso Drenante -------------------- 0,5 a 1,5mm

Piso Drenante -------------------- 1,5 a 3,0mm

Piso Drenante -------------------- 3,0 a 6,0mm

Piso Drenante -------------------- 6,0 a 8,0mm


 

Projetos



Uma opção excelente para incluir sustentabilidade em seus projetos!

215 visualizações0 comentário


Área: 410 m².

Ano: 2020.

Fotografias: Iuryanne Serrano.

Fabricantes: Villagres, Castelli, Embramaco, Diore Revestimentos, Eliane.

Equipe: ACP Assistência Técnica.

Cidade: Guarabira.

País: Brasil


Essa residência foi projetada com um conceito moderno e integrado. A união dos espaços de uso comum se comunicam entre si, salas, cozinha e área gourmet se integram, podendo ser um espaço único, onde todos esses ambientes possuem visão pra piscina.

Guarabira, 2020 - A casa de condomínio, localizada em Guarabira, foi constituída em dois pavimentos, elevado em relação ao nível da rua. Imponente, com grandes panos de vidro em suas fachadas. Assinado pelo escritório Iuryanne Serrano Arquitetura, que têm em seu portfólio diversas casas de alto padrão na "Rainha do Brejo Paraibano' - Guarabira.

Em suas fachadas, foi escolha da arquiteta e clientes a aplicação de revestimento a base de pedras naturais, criando um jogo de texturas e cores. A pedra preciosa Rosso Cardinale (tom avermelhado) faz o “link” entre os tons champagne dos vidros e os materiais amadeirados das esquadrias e combina perfeitamente com as pedras Vermelho Madeira (cinza claro) e Bege Bahia (bege). Em consonância com os demais materiais da fachada, o revestimento externo seguiu a mesma linha de tons terrosos, resultando em uma fachada contemporânea, elegante e impactante.


Revestimento com base de pedras naturais: Rosso Cardinale, Vermelho Madeira, Bege Bahia.
Revestimento de pedras naturais utilizados na fachada: Rosso Cardinale, Vermelho Madeira, Bege Bahia.

O revestimento de pedras naturais não somente conferiu beleza a obra, mas principalmente durabilidade, com a garantia de que manutenção periódica em curto e médio prazo não será necessária - muito menos a reaplicação do material.

Para acomodar a família, foram definidas cinco suítes, sendo uma máster com closet - todas organizadas para dar privacidade, e mais salas de jantar, estar e tv; e ambientes de lazer como espaço gourmet gourmet e piscina - espaços conectados visualmente e fisicamente com o restante da casa.


 

Arquiteta: Iuryanne Serrano

Instagram: @iuryanneserranoarquitetura

Contato: (83) 9 9677-1661



6 visualizações0 comentário
bottom of page