top of page
Buscar
  • Foto do escritorEuro Acabamentos

Bancadas em porcelanato: cozinha, área gourmet...


A bancada de porcelanato é uma opção com bom custo benefício para banheiros e cozinhas.

A variedade de acabamentos é enorme, desde cores lisas até acabamentos e texturas que se assemelham a mármores e pedras, por exemplo. E as cubas podem ser esculpidas no mesmo material, deixando o visual sofisticado.

O porcelanato tem ganhado muita notoriedade, graças à sua beleza e durabilidade. Mas quais as diferenças entre os porcelanatos técnicos e esmaltados? Você já ouviu falar sobre esses dois tipos de porcelanatos?


 

Qual a diferença de porcelanato esmaltado x porcelanato técnico/massa única?



O porcelanato esmaltado, além da massa de matérias-primas nobres, passa por uma etapa no processo produtivo chamada esmaltação, onde recebe a aplicação de uma camada de esmalte sobre a peça. Esta aplicação possibilita a diversidade de efeitos decorativos na superfície do porcelanato, como os tão desejados revestimentos com efeito de madeira, por exemplo.


O porcelanato esmaltado contém praticamente as mesmas características técnicas que o técnico, com absorção de água de ≤0,5%. Os porcelanatos esmaltados possuem as versões retificada e não-retificada, a disponibilidade varia de acordo com o produto escolhido.


Ser retificado quer dizer que possui o acabamento das bordas totalmente reto, tendo como objetivo diminuir a aparência do rejunte entre as placas. Eles oferecem maior resistência a abrasão química e física, graças a sua composição com materiais mais nobres. Além de uma maior resistência a manchas. Todos os porcelanatos técnicos são retificados.


O porcelanato técnico é um produto composto por uma massa cerâmica de matérias-primas nobres prensada e queimada a elevadíssimas temperaturas, que possui a mesma coloração na base e na superfície do revestimento. Para bancadas, esta característica representa um grande diferencial pois, apesar de ser um material de grande resistência a impactos, ainda pode sofrer avarias; apresentando então uma massa na mesma cor de seu acabamento de superfície, esta avaria se torna bem mais imperceptível ao olho nu.


Algumas pedras naturais como granito e mármore são mais baratas, mas não possuem a qualidade e a uniformidade de cor, brilho e acabamento que o porcelanato proporciona - além de serem materiais porosos. Os materiais como silestone e o marmoglass têm características muito semelhantes, mas são muito mais caros.


Por esses motivos, o porcelanato tem o melhor custo-benefício dentre todos os materiais.

 

Bancadas em porcelanato... uma opção segura?


A confecção de bancadas em porcelanato é uma opção em alta no mercado do design e da arquitetura atual em virtude da grande diversidade de acabamentos disponíveis.

Mas a grande dúvida recai sobre as bancadas de cozinha e área gourmet: “O porcelanato suporta as altas temperaturas impostas pelas panelas e as batidas que a utilização diária da bancada sofrerá?” Sim!

A tecnologia imposta no processo de fabricação dos porcelanatos, em especial técnicos, faz com que eles tenham uma resistência superior a batidas (como de panelas, por exemplo) e ao calor.


 

Dúvidas frequentes:

1. Bancada de porcelanato risca?

Todos os materiais exigem algum tipo de cuidado, com o porcelanato não seria diferente. O porcelanato é um produto ótimo para a bancada da sua cozinha ou banheiro, porém, é suscetível ao risco. Por isso, ao adquirir o seu modelo, tenha cuidado na hora de cortar os legumes ou carnes – use uma tábua de madeira para isso!

2. Bancada de porcelanato é resistente?

Sim! Além de ser bem resistente, é um produto duradouro! A alta resistência é uma das maiores vantagens de uma bancada de porcelanato, ainda mais quando usado na cozinha. Também pode receber panelas quentes, ser usado próximo à churrasqueiras, fornos e outras fontes de calor sem danificar.

3. Bancada de porcelanato é mais barato?

A bancada de porcelanato não é a opção mais barata, pois seu processo de fabricação e instalação são um pouco mais complexas. Porém, as características técnicas e as opções de acabamentos disponíveis no mercado são pontos favoráveis a escolha do porcelanato para bancadas.

4. Qual o melhor tipo de porcelanato para cozinha?

O porcelanato técnico é o mais indicado para cozinhas, pois, durante a sua fabricação, ele é submetido a altas temperaturas. Portanto, é o material mais recomendado para aguentar panelas quentes e outras fontes de calor, além de ser altamente resistente à mancha e possui baixa absorção da água.

 

Confira algumas opções de bancadas em porcelanatos:



1.790 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page